A pandemia do novo coronavírus, para além dos males para a saúde, trouxe grandes implicações sociais, como o aumento das taxas de desemprego no Brasil. Na comunidade do Morro do Mocotó não foi diferente. Frente à escassez de vagas no mercado de trabalho, muitas mulheres tiveram que se reinventar para manter o sustento de suas famílias. Foi assim que novas empreendedoras foram surgindo nestes últimos meses na comunidade, além daquelas que almejam iniciar algum negócio próprio, garantindo um complemento na renda familiar.

Buscando contribuir para o preparo das mulheres da comunidade, no dia 09 de setembro, nas dependências da Acam, aconteceu um encontro sobre empreendedorismo com a participação de Kel Boaretto. Ela é autora da obra “Do jeito que está não vai dar certo”, um livro interativo voltado para empreendedoras, que busca refletir sobre como empreender com criatividade e sabedoria. No encontro, a palestrante, de forma online, pode apresentar a proposta do seu livro, mostrando a relevância de ser criativo na hora de empreender, mesmo em situações difíceis, como a vivenciada neste momento. As mulheres presentes puderam refletir sobre o que já tem feito e como melhorar suas ações dentro das possibilidades da realidade da comunidade. “Eu tenho de fazer o melhor com aquilo que tenho”, disse uma delas.

A proposta do livro, inclusive, é de realizar uma doação da obra para cada unidade vendida, possibilitando que mulheres empreendedoras de baixa renda também tenham acesso ao conhecimento neste momento em que mais precisam. Por isso, todas as participantes do evento receberão, em breve, a doação do livro “Do jeito que está não vai dar certo“.