O esporte é uma ferramenta de transformação social que, além de seus benefícios físicos para crianças e adolescentes, pode possibilitar o sentimento de pertença a um grupo, de companheirismo e de trabalho em equipe, em uma perspectiva de formação integral. Foi pensando na importância do esporte para eles que a Acam, no início de 2020, aprovou um projeto esportivo junto à prefeitura de Florianópolis. A proposta do projeto aprovado é dar continuidade as oficinas de futebol já realizadas na Acam, antes com recursos da prefeitura via emenda parlamentar impositiva do gabinete do Vereador Afrânio, agora com financiamento parcial da Fundação Municipal de Esportes.

A oficina, que havia sido planejada para acontecer entre os meses de abril a dezembro deste ano, teve que ser adiada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, aos poucos a Acam tem se adaptado a esta nova realidade. Em diálogo com a Fundação Municipal de Esportes, o planejamento das atividades foi readequado para que o projeto pudesse ser retomado em agosto, considerando as medidas sanitárias necessárias para combater a transmissão do vírus.

Foi assim, com muito álcool em gel e com máscaras de proteção, que crianças e adolescentes retornaram à instituição depois de mais de 5 meses sem atividades presenciais para este público. Em grupos menores e mantendo o distanciamento entre eles, o projeto deu o seu pontapé inicial e acontecerá todas as terças e quintas-feiras, entre agosto e janeiro, com cronograma específico para diferentes grupos de educandos, sempre se adequando às medidas sanitárias de proteção impostas pelos decretos governamentais para manter as crianças, os adolescentes e os educadores protegidos.

Mesmo com algumas barreiras limitadoras para as práticas esportivas neste momento, em virtude da pandemia, a Acam espera que as crianças e os adolescentes se beneficiem de um espaço com grande potencial educativo, capaz de contribuir na formação da cidadania, no respeito aos direitos humanos e na inclusão social.