A ACAM está viabilizando mais uma alternativa de sustento e renda aos moradores da comunidade do Mocotó. Através do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), vai administrar a nova unidade do Banco Comunitário ICOM (Instituto Comunitário da Grande Florianópolis) para auxiliar, com a moeda social, moradores em situação de risco atendidos pela ACAM e que estão sendo cadastrados. O objetivo é garantir o acesso a alimentos, produtos de higiene e de limpeza, fortalecer os pequenos negócios e fazer com que o dinheiro circule dentro da comunidade durante a crise provocada pelo coronavírus.

Comércios do bairro já estão recebendo pagamentos por meio deste recurso. Cada família receberá R$ 200 por mês, durante três meses, em moedas sociais, que poderão ser utilizadas para compras nos mercadinhos e vendas do bairro cadastrados pelo Banco Comunitário. O valor fica disponível na conta de cada família e ela tem acesso por meio de um aplicativo, o “e-dinheiro”. Nele, elas consultam o saldo e também veem em que estabelecimentos podem gastar. Então, é só ir em algum desses lugares, apresentar o aplicativo ou o CPF e comprar ao longo do mês o que for preciso com o valor que receberam.

Quando se desenvolve uma rede local de produção e consumo, se cria uma economia diferenciada, solidária e sustentável. Os recursos que são transformados em moeda social são de doações recebidas pelo Fundo de Apoio às Famílias Empobrecidas da Rede IVG e pelo Banco Comunitário ICOM.

Acreditamos que o movimento de ajuda mútua pode se fortalecer ainda mais e por isso deixamos aqui também nosso convite, para que todos possam ter um novo olhar para as comunidades vulneráveis. A proposta é que este seja um movimento coletivo!

Faça a sua doação por meio de depósito ou transferência bancária para o Fundo de Apoio às Famílias Empobrecidas da Rede IVG e contribua com essa iniciativa:
Banco do Brasil
Agência: 5255-8
Conta Corrente: 56.284-X
CNPJ: 13.188.828/0001-67
Instituto Pe. Vilson Groh