Quem Somos

IDENTIFICAÇÃO

A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA CASA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MORRO DO MOCOTÓ-ACAM é uma Instituição de Direito Privado, de natureza associativa sem fins lucrativos ou econômicos para seus sócios, com sede e foro na Cidade de Florianópolis/SC, sendo regida por Estatuto próprio e Legislação pertinente. Caracteriza-se a ACAM em uma Organização Não Governamental – ONG.


LOCALIZAÇÃO

A ACAM está inserida na Comunidade do Morro do Mocotó, área incluída em um dos bolsões de pobreza existentes na cidade de Florianópolis, parte insular, no complexo do Maciço do Morro da Cruz. Localiza-se no Bairro da Prainha, centro da cidade, na encosta do Morro da Cruz, atrás do Hospital do Exército e ao lado sul do Hospital de Caridade.


HISTÓRICO

Reflexo de um trabalho de base iniciado na década de 80, a Instituição surgiu da necessidade urgente de sistematizar ações até então desenvolvidas sem uma perspectiva de intervenção e continuidade, no âmbito social e educativo. A Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó, também designada pela sigla ACAM, foi fundada no dia 21 de julho de 1995.

Legalmente constituída, passou a Instituição a promover um trabalho de cunho social e educativo à crianças e adolescentes, de caráter continuado, na direção de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promovendo seu acesso e usufruto de direitos e contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.

Através de ações programadas, com foco no seu Projeto, crianças e adolescentes passaram a usufruir de um espaço programado, propulsor de vivências focadas na cidadania, construído no interior de um movimento sócio-histórico-cultural de transformação da educação. Partindo da Leitura do Mundo, a proposta fundamenta-se no protagonismo de seus participantes.

MISSÃO

A infância e adolescência das comunidades empobrecidas retratam a ausência de compromisso com a cidadania, culminando no desamparo e no descumprimento das políticas públicas previstas na Constituição Federal Brasileira e reafirmadas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A evasão escolar confirma tal situação, agravada pelos condicionamentos sociais e pela distância que a escola interpõe entre ela própria e a realidade dos educandos, sem considerá-los historicamente, desvalorizando o saber próprio da cultura popular. Nesta realidade, as crianças e adolescentes não têm afiançadas suas necessidades básicas.

Para romper com esta perversa realidade, é preciso oferecer um espaço sócio educativo que aponte para uma sociedade de paz e harmonia, o que, obviamente, passa por uma mudança no processo de educação que precisa trazer, na sua essência, o desejo e a ação capazes de contribuir com a construção desse novo mundo. Nossa intenção é de uma proposta sócio educativa que, expandindo a compreensão da realidade e do desenvolvimento do ser humano nos seus níveis intelectual, afetivo, emocional, espiritual e educacional, possa possibilitar aos seus participantes assumirem o compromisso com a ética e a responsabilidade social e planetária.

OBJETIVO

''Propiciar ao educando condições para participar do processo de aprendizagem, cultivando valores humanos e promovendo a participação de todos na busca do bem comum, da verdade, do desenvolvimento da criatividade, da liberdade, responsabilidade e respeito aos princípios da Justiça''.

PÚBLICO ALVO

A ACAM direciona suas ações e reflexões para 200 crianças e adolescentes, moradores do Morro do Mocotó, em situação de vulnerabilidade e risco social, empobrecidos do ponto de vista sócio-econômico, a quem, de modo geral, têm sido negadas as oportunidades de desenvolver o seu potencial em conseqüência do processo de exclusão social. A faixa etária do atendimento é de 5 até 15 anos, tendo como critério de participação estarem freqüentando a escola oficial.

A maioria das crianças e adolescentes não têm outra opção salutar no período oposto ao escolar na própria comunidade, gerando insegurança quanto à proteção que lhes é garantida por direito, refletindo substancialmente nas suas condições de aprendizagem como também no que se refere a uma convivência pautada em valores éticos e na paz. Freqüentando o Projeto oferecido pela Instituição podem experimentar uma nova maneira de se relacionar, sendo respeitados na sua cultura e história, num cotidiano que investe na vivência de valores humanos e no resgate da cultura da infância.


COMO ATUAMOS

A Instituição trabalha na perspectiva preventiva da ação sócio educativa, aquela realizada a partir do momento em que há possibilidade de serem utilizadas outras formas de se relacionar, de atuar e de participar.
O Projeto Político-Pedagógico da ACAM, carinhosamente denominado de “Um olhar para o futuro: Devolvendo a beleza da infância”, é um instrumento político, filosófico e teórico metodológico, que serve de orientação para as práticas educativas da Instituição.
Os fios condutores de reflexão e da prática pedagógica do Projeto são o brincar, o afeto e a alfabetização. Partindo deste foco e fundamentadas no Projeto Político-Pedagógico da Instituição, as atividades desenvolvidas são planejadas em projetos e temas geradores incluindo as áreas de língua Portuguesa, língua Inglesa, matemática, geografia, ciências, história, cultura popular, educação física, artes visuais, música, artes cênicas, jogos e brincadeiras, informática, educação ambiental e direitos humanos.
O espaço pedagógico oferece orientação e acompanhamento da aprendizagem, o currículo programático do ensino fundamental é desenvolvido dentro de uma perspectiva lúdica, a partir da realidade de vida cotidiana da criança e do adolescente.
Os grupos de trabalho são organizados por proximidade de faixa etária, as crianças e adolescentes são acompanhadas diariamente por um pedagogo e participam das atividades nas diversas áreas já citadas.
São oferecidas três refeições por período de atividades, devidamente elaboradas sob critérios nutricionais: Período Matutino – café da manhã, fruta e almoço/ Período Vespertino – lanche da tarde, fruta e jantar.
Fundamentada em sua proposta, a Instituição busca concretizar um espaço educativo transformador, propulsor de uma vivência confirmadora da cultura cidadã e solidária, focando o olhar em um horizonte de Justiça, pressuposto para a paz.

Galerias

Ver mais
  • ACAM
  • BRINCANDO NO PARQUE...
  • DIA 02 DE OUTUBRO: DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA

Parceiros

Ver mais
  • ABRASEL
  • CONAB
  • COOPERDOTCHI
  • HOSPITAL DE CARIDADE
  • Instituto Pe. Vilson Groh
  • NacionalVOX