Quem somos

Somos a Acam, a Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó, uma Organização Não Governamental (Ong) de Florianópolis/SC. Oferecemos um espaço de cuidado e fonte de inspiração e motivação para o desenvolvimento social das crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos. Em nosso espaço, eles tem acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, educativas, esportivas e de lazer. 

Nossa sede se localiza na comunidade do Morro do Mocotó, área incluída em um dos bolsões de pobreza existentes na cidade, no complexo do Maciço do Morro da Cruz. Além disso, somos integrantes do Instituto Padre Vilson Groh (Rede IVG).

Reproduzir vídeo

Missão

Acolher as crianças e adolescentes do Morro do Mocotó, contribuindo para que possam transformar a sua realidade.

Visão

Ser uma presença transformadora na comunidade do Morro do Mocotó, visando a cultura da paz, empoderamento pessoal e coletivo e a justiça social.

Valores

Trabalho em Rede. Atuação com Ética e Transparência. Compromisso com a Justiça Social e com o Meio Ambiente. Valorização da equipe. Respeito à infância e adolescência como fases plenas da vida.

Nossa história

Reflexo de um trabalho que irmã Hedwiges Hofer iniciou na década de 1980, nossa instituição surgiu a partir da necessidade urgente de organizar e ocupar as crianças e jovens do Morro do Mocotó no período oposto ao escolar. A irmã Hedwiges, junto com outros fundadores, esteve à frente da organização e do planejamento para que a entidade tivesse uma sede própria e sistematizasse ações de auxílio e enfrentamento das reais necessidades da comunidade. 

Legalmente constituída desde 21 de julho de 1995, passamos a promover um trabalho de cunho social e educativo, de caráter continuado, na direção de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos. Assim, passamos a promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida.

Dessa forma, ao frequentarem nosso projeto, crianças e adolescentes da comunidade podem experimentar uma nova maneira de se relacionar, sendo respeitados na sua cultura e história, num cotidiano que investe na vivência de valores humanos e no resgate da cultura da infância. Afinal, investir na formação integral deles é fundamental para a construção de um futuro melhor.

Fotos: André Quadros (2021).

Nossa atuação

O nosso Projeto Político-Pedagógico (PPP), carinhosamente chamado de “Um olhar para o futuro: Devolvendo a beleza da infância“, serve como guia para as nossas práticas educativas, que são focadas em brincar, afeto e alfabetização. Nós planejamos nossas atividades a partir de uma perspectiva lúdica, baseados na vida cotidiana das crianças e adolescentes.

Os educandos são divididos em grupos por idade e acompanhados por um educador social. Também temos oficinas de dança, canto, teatro, percussão, violão, esportes, informática, apoio pedagógico e apoio psicossocial. 

Além do mais, oferecemos duas refeições por dia que são preparadas com critérios nutricionais: café da manhã e almoço no período da manhã, e almoço e lanche no período da tarde.

Relatórios sociais

Confira, a seguir, nossos relatórios sociais, em que contamos um pouco sobre nosso trabalho anualmente.

Equipes e Rede

Conheça nossa diretoria, a equipe que executa as atividades e outras instituições que fazem parte da Rede IVG.

Presidente: Cláudio Ramos Floriani Júnior
Vice-presidente: Roberto Iunskovski
Diretor Financeiro e de Captação: Jairo Ghisi
Diretor Pedagógico: Santiago Francisco Yunes
Diretor de Eventos: Konstantinos Meintanis
Conselheiro Fiscal: Gilson Luiz Leal de Meireles
Conselheiro Fiscal: Marcelo May Philippi

Coordenadora geral: Betânia de N. A. Zahlouth Pedroso
Coordenadora pedagógica: Luana Denise Alexandre
Coordenadora administrativa: Selma Lourdes Vultuoso da Silva
Educadora social: Ariadny Loise Oliveira Braga
Educador social: Luan Nagib Marques Peres
Educadora social: Patrícia Martins Alves
Educadora social: Scheila Xavier de Souza
Professora de teatro: Paula Lopes Brinhosa
Professora de dança: Simone Fortes Scirea
Instrutor de percussão: Gledson Lopes Lacerda
Instrutor de práticas esportivas: Maria Eduarda Bittencourt
Instrutora de informática: Manuela Meireles Falcão
Monitora: Rose de Oliveira de Souza
Assistente social: Michelle Amanda Motta
Psicóloga: Paula Maiara dos Santos
Auxiliar administrativo: Krys Evellyn da Fonseca Caetano
Auxiliar financeiro: Leyder Blanca Castillo
Cozinheira: Elizangela Martins
Cozinheira: Michele Teles
Auxiliar de limpeza: Ivonete Abreu
Auxiliar de limpeza: Edneuza Dutra Cortes

A Rede IVG se insere em contextos marcados por desigualdades sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais, desemprego e precarização das relações de trabalho, de saúde e de educação. Neste cenário, os integrantes da Rede e a população se relacionam buscando o direito à cidade e a construção de uma agenda política apartidária que se soma à luta para romper com as profundas desigualdades sociais.